África do Sul vem ao Brasil buscar aportes

Imprimir

Empresas locais podem encontrar oportunidades de negócios nos setores imobiliário e de energia renovável. Comércio entre os dois países cresceu mais de 50% nos últimos cinco anos

As pequenas e médias empresas brasileiras podem encontrar oportunidades de negócios na África do Sul, como nos setores imobiliário e de energia renovável.

O cônsul econômico do país africano e membro do Departamento de Comércio e Indústria da África do Sul (DTI), Willem Van Der Spuy, afirma que o país está aberto ao investimento das empresas brasileiras. "Nós estamos procurando aportes para a produção de etanol, energia sustentável, assim como para o setor manufatureiro", diz o cônsul.

A área imobiliária e o setor de autopeças também são outras oportunidades que o empresariado pode encontrar no país. "Além disso, buscamos parcerias para a defesa aeroespacial. Pois é importante que a indústria estratégica dos dois países possam trabalhar juntas", diz.

Cadeia produtiva

As pequenas e médias do País podem também investir em negócios que façam parte da cadeia produtiva das grandes companhias, que já estão instaladas no país africano.

Atualmente, algumas companhias nacionais que estão na África do Sul são as grandes construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht e a fabricante de ônibus Marcopolo.

Além disso, no ano passado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), abriu um escritório no país.

"Temos boas conexões que dão acesso ao mercado sul-africano, como Moçambique e Angola. Além disso, não há muito custo para fazer negócios em nosso país", diz o cônsul, que cita alguns incentivos oferecidos pelo DTI.

Um deles, o Programa de Investimento em Manufatura (MIP), cobre 30% dos investimentos voltados para a produção de máquinas e equipamentos e veículos.

"Algumas companhias entram no país sem consultar o DTI. No entanto, o departamento pode orientar as empresas a escolherem o melhor o tipo de benefício fiscal, pois temos diversos. Então, quando a companhia nos procura, fazemos uma análise do negócio e avaliamos qual investimento é mais adequado a ela", diz.

O cônsul, que está no Brasil para uma missão empresarial sul-africana, afirma que o país deseja também elevar os seus investimentos no País. "Nós pretendemos aumentar investimentos a partir de uma complementariedade com os produtos brasileiros. Estamos pesquisando em que áreas nós não competimos diretamente com o Brasil, para promover os nossos produtos", afirma o cônsul.

"Nosso foco é promover o comércio e o investimento entre o Brasil e a África do Sul de uma forma que seja boa para os dois países e que não seja competitiva", complementa.

Setores

Na missão sul-africana, que terá início nessa terça-feira, estarão presentes empresários dos setores de bebidas, vinhos e alimentos, equipamentos e serviços de mineração e cosméticos. Spuy diz que a África do Sul pode oferecer ao Brasil diferenciais nesses setores.

"Na África do Sul temos o chá de Roibbos, uma planta que só existe na África do Sul e que traz muitos benefícios à saúde. Ela já é bastante consumida no Japão", diz Spuy, acrescentando que a planta é rica em antioxidantes.

"Cada vez mais, as plantas do nosso país têm sido utilizada para fabricar cosméticos", complementa o cônsul.

Já na mineração, o país pode oferecer tecnologias diferenciadas que precisou desenvolver, ao longo dos anos, por possuir a mina mais profunda do mundo, a TauTona, na cidade de Carletonvillena.

Spuy informa que o comércio entre o Brasil e a África do Sul cresceu 51% entre os anos de 2009 e 2013. "Esse crescimento ocorreu independentemente da crise econômica, o que é uma boa mensagem".

Pelo fato de os países terem uma boa relação política, Spuy acredita que, independentemente de qual candidato vencer as eleições presidenciais brasileiras, o entendimento bilateral será o mesmo. "Vamos apoiar qualquer decisão do processo democrático brasileiro", finaliza o cônsul.

Fonte: Agroeste

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016