União Europeia 'promove' Lei de Estabilidade
- Detalhes
- 28/10/14
A Comissão Europeia disse nesta terça-feira (28) que a Lei de Estabilidade italiana para 2015 não tem nenhum "grave desvio" em relação às normas do bloco econômico, embora o poder executivo da União Europeia (UE) tenha se reservado o direito de apresentar uma avaliação mais "aprofundada" em novembro.
Nos últimos dias, o documento, que é um dos responsáveis por regular a vida econômica do país ao longo do ano, foi motivo de discussões entre Roma e a UE. Segundo o vice-presidente da Comissão, Jyrki Katainen, o texto não deixava claro como a Itália irá respeitar as normas europeias.
A principal preocupação de Bruxelas era saber como o governo faria para manter o déficit orçamentário dentro do limite de 3% do Produto Interno Bruto e para reduzir a dívida pública, hoje superior a 130% do PIB. A União impõe que essa relação não ultrapasse os 60%. "Nas duas últimas semanas, a Comissão se consultou com alguns Estados-membros para pedir informações e destacar algumas preocupações iniciais sobre as leis orçamentárias apresentadas.
Após levar em consideração as informações e os esforços comunicados a nós nos últimos dias, não detectamos nenhum caso de desvio particularmente grave", disse Katainen, por meio de uma nota.
Fonte: ANSA