Colômbia é o país com maior crescimento de valor na América Latina
- Detalhes
- 16/12/14
Relatório foi apresentado pela empresa Brand Finance, consultoria especializada em avaliação e estratégia de marca em todo o mundo.
São Paulo – A ProColombia, organização governamental que tem como objetivo a promoção do turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, informa que a Colômbia foi a marca país da América Latina que teve maior crescimento de valor em relação a 2013, segundo o relatório anual da consultoria Brand Finance, uma empresa especializada em avaliação e estratégia da marca em todo o mundo, e que mede o valor das marcas país baseando se no PIB, Bens e Serviços, Turismo, Talento e Investimento de uma nação.
De acordo com o relatório, o valor da marca Colômbia cresceu 32%, de US$ 120 milhões em 2013, para 159 milhões de dólares em 2014, classificando como 7ª das 10 marca país que mais cresceram em relação ao ano passado e é a única latino-americana da lista que é encabeçada pelo Qatar, que tem o mais rápido crescimento em todo o mundo. O rápido crescimento do valor da marca Colômbia, diz o relatório, "foi em parte graças a uma estratégia bem planejada e executada de marca país: "A resposta é a Colômbia", campanha lançada há dois anos com um design mais fresco e contemporâneo que se concentra nas letras "CO" (código ISO do país usado em endereços da Web), é um aceno para a era digital. Mas mais importante que o design é a abordagem holística, uma vez que todos os pontos fortes da Colômbia são exibidos como parte da campanha".
Da mesma forma, o relatório afirma que a Colômbia é um dos poucos países que concentra a sua estratégia de promoção da marca nacional em destacar a evolução positiva em diferentes áreas, tais como o talento, bens e serviços, turismo, investimento, meio ambiente, cultura, esportes, tecnologia e inovação. E acrescenta: "A Colômbia também desenvolveu o seu próprio sistema de certificação para produtos de denominação de origem. Esses planos têm se provado ferramentas de marketing extremamente úteis para promover uma marca país".
No ranking mundial das marca país com maior valor, a Colômbia subiu duas posições para mover-se da posição 47 para 45. A lista é encabeçada pela marca norte-americana, que tem um valor de US$ 19,300 bilhões, mais que o triplo que o segundo na lista, China, com US$ 6.400 bilhões, seguido pela Alemanha, com 4.300. Este último também é destacado no relatório como o mais forte do mundo.
"Este rápido crescimento em valor da marca Colômbia é um reflexo do bom momento que o país enfrenta na vida econômica, desportiva e cultural", diz Maria Claudia Lacouture, presidente da ProColombia. O trabalho realizado desta a agência de promoção não é outro senão converter esses fatos em estratégias de comunicação eficazes, que se tornam no que o mundo precisa hoje, dai a eficácia da campanha "A Resposta é Colômbia".
A marca país Colômbia foi lançada em setembro de 2012 como uma estratégia promocional para melhorar a imagem da Colômbia internacionalmente, e em apenas dois anos, tem sido referenciado na América Latina por vários relatórios.
Atualmente, a estratégia da marca país é dirigida pela ProColombia para aumentar seu alcance internacional e alavancar o principal ativo que o país tem: seu nome.
Fonte: Fator Brasil