EUA e Cuba têm reunião histórica para reconciliação
- Detalhes
- 21/01/15
Nesta quarta-feira (21), delegações dos Estados Unidos e de Cuba terão um encontro histórico para iniciar o processo de normalização das relações entre os dois países.
Após 35 anos sem nenhuma reunião diplomática, as equipes debaterão a questão imigratória hoje e amanhã (22) discutirão a retomada das relações diplomáticas. Os representantes também trabalharão com as metas a longo prazo.
Cuba deve pedir a remoção de seu território de uma lista norte-americana dos patrocinadores do terrorismo, o que impede créditos internacionais para a ilha. Já os EUA farão pressão para que o governo cubano amplie os direitos humanos para seus cidadãos. Ontem (20), em seu discurso anual, o presidente Barack Obama afirmou que seu governo "está colocando fim em uma política que deveria ter terminado há tempos". Ele ainda pediu para que o Congresso levante o embargo comercial à ilha, que vigora desde 1962. A delegação norte-americana é liderada pela principal diplomata dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, e a cubana tem como sua principal líder a diplomata Josefina Vidal.
A reunião de dois dias é mais um passo para a aproximação das duas nações, que foi anunciada no dia 17 de dezembro por Obama e pelo presidente cubano, Raúl Castro. O acordo havia sido negociado secretamente por quase dois anos e contou com a ajuda fundamental do papa Francisco.
Fonte: ANSA