Secretária de Relações Internacionais recebe embaixador da Polônia
- Detalhes
- 05/02/15
A secretária de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), Tatiana Palermo, reuniu-se, ontem (04) com o embaixador da Polônia, Andrjev Braiter. O objetivo da reunião foi estreitar as relações comerciais entre os dois países e adiantar questões que serão abordadas durante viagem do vice-presidente, Michel Temer, nos próximos meses, à região.
Entre os assuntos discutidos está o pleito da Polônia de possibilitar a importação da maçã polonesa pelo Brasil. O embaixador questionou o combate às pragas que atacam a fruta e a equipe da SRI relembrou a erradicação da praga Cydia Pomonella no Brasil. Os poloneses aproveitaram para agradecer a atuação do Mapa na liberalização da importação de produtos lácteos poloneses pelo Brasil. A secretária da SRI enfatizou a importância de avançar na negociação do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia. Ressaltou a necessidade de os blocos agendarem uma nova rodada de negociações, em data próxima, que deve iniciar a troca de ofertas de desgravações tarifárias entre eles.
O registro de eventos transgênicos na Polônia e em outros países da União Europeia (UE), que possibilita a exportação de produtos da cadeia de grãos, foi outro tema de interesse do Brasil abordado na reunião. O processo de registro é lento, já que a Polônia é um dos países europeus com mais restrições quanto à comercialização de alimentos geneticamente modificados. A secretária da SRI afirmou que esta é apenas uma primeira conversa e que o Ministério pretende estreitar as relações, tanto com a Polônia, quanto com os demais países da União Europeia.
Fonte: MAPA