Representantes das indústrias do couro brasileiro aprovam Missão Empresarial à Índia
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- 13/02/15
Da Missão Empresarial à Índia, iniciativa que visou o estreitamento das relações comerciais entre fornecedores de couro do Brasil e compradores indianos, as quatro empresas brasileiras que participaram saíram com uma certeza: todas querem estar na próxima comitiva, quando a ação voltar a ser realizada no país.
Com uma agenda que incluía participação na feira India International Leather Fair (IILF), rodadas de negócios e visitas técnicas, a Missão Empresarial à Índia alcançou o seu propósito: mostrar o produto brasileiro a um mercado em nítida expansão, ávido por couros e peles de qualidade. A ideia é que, após este primeiro contato, os países passem, efetivamente, a negociar. A missão é uma das ações previstas noBrazilian Leather, projeto de promoção comercial desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, acredita que, a partir da ação, as empresas puderam perceber o potencial de compra da Índia. "O mercado indiano é bastante promissor e deve ser explorado. Penso que, com a missão, os empresários assimilaram isso", diz. "A grande aposta do setor coureiro neste ano de 2015 é a diversificação de mercados. A Índia vem justamente ao encontro desta meta. Cremos, portanto, que uma relação entre os dois países possa gerar bons resultados", afirma.
O diretor de exportações do Curtume Cubatão Ltda, Ismael Naves, é um dos que compreenderam a dimensão mercadológica da Índia. Ele se descreve como 'muito satisfeito' com a visita. "A missão superou nossas expectativas. Nossa perspectiva de negócios é excelente. Esperamos, em futuro bem próximo, embarcar para a Índia em torno de US$ 700 mil a US$ 1 milhão por mês", empolga-se.
Expectativa semelhante tem Helena Kessler, diretora da Hop Ying Leatherex. Somando as possibilidades de negócios geradas na feira IILF e nas rodadas com potenciais compradores, a companhia espera atingir US$ 1 milhão em exportações para aquele país. "Vale lembrar, no entanto, que pela feira especificamente, circularam compradores de outras nações. Assim, também prospectamos negócios com China e Vietnã", conta.
Júlio Zanotto, gerente de exportações, igualmente admite ter feito bons contatos com profissionais de outros países que não só da Índia. Dentre os destaques, ele revela negociações com representantes de Dubai e dos Emirados Árabes. "A missão definitivamente proporcionou abertura de novos clientes", expõe.
Para Valmir Grassi da Silva, da JBS Couros, a Missão Empresarial à Índia surgiu em um momento ideal. "O mercado indiano está em amplo crescimento e precisa de suporte para abastecimento de couro", conclui.
Fonte: CICB