Dinheiro só chegará à Grécia com reformas, diz Merkel
- Detalhes
- 20/03/15
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira (20) que os desembolsos da extensão do pacote de ajuda à Grécia só serão feitos após o Eurogrupo, entidade que reúne os ministros de Finanças da zona do euro, aprovar as reformas do país.
"Qualquer desembolso de ajuda ou transferência dos lucros do Banco Central Europeu [BCE] só será possível depois da conclusão da avaliação do programa de ajustes, que deve ser aprovado pelo Eurogrupo. Isso ficou muito claro", declarou a líder alemã.
No último dia 20 de fevereiro, Atenas chegou a um acordo com a instituição para estender o plano de resgate europeu por quatro meses, mas mediante a apresentação de uma série de reformas, que devem ser chanceladas pelo BCE, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela Comissão Europeia. "A próxima medida [da Grécia] é apresentar a lista completa das reformas, depois as instituições [BCE, FMI e Comissão Europeia] farão uma proposta e o Eurogrupo a aprovará", acrescentou Merkel. Segundo fontes deste último, os ministros de Finanças da zona do euro estão prontos a se reunir a qualquer momento assim que o governo grego definir seus planos.
Fonte: Jornal do Brasil