Recessão brasileira afunda América do Sul e América Latina
- Detalhes
- 14/04/15
De acordo com o relatório "Panorama da Economia Mundial", divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a recessão brasileira em 2015 vai fazer com que a América do Sul fique no vermelho e que a América Latina fique próxima da estagnação.
Em 2015, a América Latina só não será menos dinâmica do que o bloco que reúne as ex-repúblicas socialistas soviéticas. Este bloco, puxado pela acentuada recessão russa, vai encolher 2,6% este ano. O FMI prevê que entre os principais motores globais (países ricos, Brics e emergentes asiáticos), a Rússia e o Brasil terão os piores desempenhos anuais. Este será o quinto ano seguido de desaceleração do crescimento da América Latina. Segundo os economistas do Fundo, não há "impulsos aparentes para uma retomada no médio prazo" e a região vai continuar sendo castigada por conta do baixo preço das commodities agrícolas e metálicas e do "reduzido espaço para políticas", devido à deterioração do quadro fiscal em muitas economias, da perda de vigor dos investimentos e do aperto das condições financeiras globais.
A projeção do crescimento brasileiro foi cortada em mais de dois pontos percentuais em relação à de outubro. "O sentimento do setor privado continua resistentemente fraco, por causa de desafios de competitividade que não foram enfrentados, o risco de racionamentos de energia e água no médio prazo e os desdobramentos da investigação da Petrobras. A necessidade de um aperto fiscal maior do que o esperado também tem papel na piora das projeções", afirma o documento.
Fonte: O Globo