EUA: principais importadores de carne de frango nos últimos 12 meses
- Detalhes
- 16/04/15
A análise do comportamento dos 10 principais importadores de carne de frango dos EUA nos últimos 12 meses (março de 2014 a fevereiro de 2015) aponta que a redução anual de quase 4% observada nesse grupo foi determinada, sobretudo, pela Rússia, cujas importações no período recuaram 57%. Um desempenho, por sinal, que rebaixou os russos da segunda posição (2013/14) para a sexta posição (2014/15).
Dado o volume importado, o recuo apresentado pela China também foi significativo. Mas acabou totalmente neutralizado e superado pelas importações de Hong Kong. O recuo nesse grupo, porém, adquire características alarmantes quando analisado o comportamento das importações nos últimos seis meses. Aqui, o número de importadores que reduziram suas compras entre os 10 permanece o mesmo (cinco), mas os índices de redução são bem mais elevados. A ponto de, no grupo, ocasionarem, em seis meses, retrocesso de volume próximo de 15%.
Naturalmente, isso é reflexo dos embargos que foram sendo levantados ao produto norte-americano a partir do momento em que começaram a ser detectados casos de Influenza Aviária em diferentes estados dos EUA.
Notar, porém, que, novamente, a maior influência nessa redução foi determinada pela Rússia que, nos últimos seis meses, simplesmente "zerou" as compras de carne de frango dos EUA. E isso não tem razões sanitárias, mas, simplesmente, políticas.
Fonte: Avisite