Secretário de Comércio Exterior do MDIC participa do 10º Fórum Econômico Mundial – América Latina
- Detalhes
- 07/05/15
O Secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, é o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na 10ª edição do Fórum Econômico Mundial na América Latina, que teve início ontem (6) e termina amanhã (8), na Riviera Maia, no México.
Segundo Godinho, o Fórum é uma das principais plataformas de debate sobre temas fundamentais para o Brasil, como integração das cadeias globais de valor e facilitação de comércio e investimentos. "A intensa participação do setor privado garante que as políticas comerciais propostas sejam confrontadas com a realidade, sejam testadas, uma vez que têm como destinatário justamente as empresas".
O Brasil, avalia, tem estreitado os laços com o Fórum. Na última reunião em Davos o foi lançado relatório dedicado exclusivamente à experiência brasileira do Portal Único de Comercio Exterior. "Trata-se de um atestado internacional da qualidade da estratégia brasileira em facilitação de comércio". Sobre a participação brasileira, Godinho acredita que o Brasil tem outras experiências positivas para compartilhar com a comunidade internacional, "como os recém-concluídos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFIs) e as frentes comerciais abertas com os Estados Unidos em convergência regulatória".
Agenda
Até sexta-feira, o secretário de comércio exterior brasileiro participará de dois painéis. No debateFacilitating Travel & Trade in Latin America, discutirá com CEO da DHL, José Nava, o Diretor Executivo do Organização Mundial do Turismo, Carlos Vogeler, e a ministra de comércio exterior e turismo do Peru, Magali Silva, a necessidade de adaptação das políticas de comércio e turismo como forma de aumentar o potencial econômico da região. Já o encontro Trade Facilitation Strategic Dialogue será uma discussão aberta sobre a ratificação e implementação do Acordo de Facilitação de Comércio da Rodada de Doha.
O evento – Avançando em uma Agenda de Renovação – reunirá mais de 700 lideranças políticas, empresariais, da academia e da sociedade civil, para discutir as transformações sociais, econômicas e políticas que a América Latina está passando.
O objetivo, segundo a diretora do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Marisol Argueta, é construir uma agenda proativa para enfrentar os desafios regionais decorrentes dos cenários locais e internacionais, de forma a sustentar os ganhos sociais e econômicos, assim como assegurar um crescimento de longo prazo.
Participam também do evento o empresário mexicano Carlos Slim, o economista e professor da universidade de Columbia, Joseph Stiglitz, o subsecretário de comércio exterior dos EUA, Stefan Selig, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, o presidente do Haiti, Michel Joseph Martelly, entre outros.
Fonte: MDIC