Momento econômico do Brasil pode ajudar negociações do acordo UE/Mercosul, diz embaixadora
- Detalhes
- 11/05/15
O atual momento econômico vivido pelo Brasil pode ajudar no andamento das negociações de um acordo do Mercosul com a União Europeia (UE), afirmou a embaixadora da UE no Brasil, Ana Paula Zacarias. "É um momento em que o Brasil, pela sua política de abertura de mercados, pela ideia de aumentar as exportações e pela necessidade de se abrir ao comércio internacional ainda mais, pode ajudar na prossecução desse acordo", disse.
O Brasil vive atualmente uma estagnação do crescimento e alta da inflação e planeja a aplicação de um pacote de ajuste fiscal. Ana Paula Zacarias afirmou que, tal como a situação de crise na União Europeia, esses períodos são "temporários" e a forma de superá-los envolve inovação e criação de empregos. "Tudo isso passa pelo aumento do comércio internacional, pela abertura dos mercados, pelo reforço das exportações", afirmou a embaixadora, que resaltou que o Brasil é o maior parceiro comercial da UE na América Latina e o maior exportador de produtos agrícolas para o bloco.
As negociações entre União Europeia e Mercosul em busca de um acordo comercial ocorrem há cerca de 15 anos. Havia a expectativa de resultado concreto no último ano, mas não houve conclusão. Questionada se a proteção dos países às atividades nacionais é um impasse para o acordo, a embaixadora disse que esse momento será superado pelos países.
"Vamos ser capazes de olhar para a floresta e ver o ganho no conjunto, em vez de uma árvore de cada vez", afirmou, acrescentando que nem o Brasil nem o Mercosul devem ficar isolados em um momento em que o mundo está negociando acordos comerciais.
Ana Paula Zacarias disse também que o acordo é "muito importante, quer para um lado, quer para o outro" e que espera que, em breve, possam ser feitas as ofertas de abertura de mercado entre os blocos. A União Europeia já tem acordos com a Colômbia, o Peru, países da América Central, o Chile e a área do Caribe.
Fonte: Agência Brasil