Cuba e EUA terão rodada de negociações no dia 21 de maio
- Detalhes
- 15/05/15
Continuam a todo vapor os trabalhos para a reaproximação diplomática entre Cuba e Estados Unidos. Na próxima quinta-feira (21), representantes dos dois países se encontrarão pela quarta vez em cinco meses, em Washington.
A expectativa para esse encontro está no fato de que, após a reunião, possa ser anunciada a reabertura das embaixadas em ambas as nações.
A data do encontro foi escolhida de maneira especial por estar próxima do prazo final que o Congresso dos Estados Unidos tem para aprovar ou não o pedido de Barack Obama de retirar os cubanos da lista negra do terrorismo. O período final para qualquer objeção é dia 29 de maio.
O dia escolhido também coincide com uma fala do presidente Raúl Castro de que o anúncio da reabertura ocorreria ainda em maio. A ilha caribenha sempre condicionou a abertura das instituições ao fim das restrições dos EUA com o país por considerá-lo um fornecedor do terrorismo - lista na qual entrou em 1982.
Por outro lado, os norte-americanos pedem que haja uma total liberdade de expressão para poder falar com todos os cubanos, incluindo os dissidentes. E também exigem que Havana permita a importação de suprimentos sem que estes sejam inspecionados pelas autoridades locais.
Fonte: Jornal do Brasil