EUA pede que China interrompa construção de ilhas artificiais

Imprimir

Na última quarta-feira, 27, o secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, pediu que a China e outros países banhados pelo mar da China Meridional interrompam o mais rápido possível a construção de ilhas na região, e busquem uma solução pacífica para as disputas territoriais.

Ele afirmou que a construção de ilhas por parte da China estava "além dos limites" dos consensos regionais, e que aviões militares dos Estados Unidos continuariam a operar na região, como preveem as leis internacionais. "As ações da China estão unindo países na região de novas formas. Elas estão aumentando a demanda por participação americana na região da Ásia e do Pacífico, e nós vamos suprir essa demanda. Continuaremos a ser a principal força de segurança na Ásia e no Pacífico pelas próximas décadas", disse Carter, em uma cerimônia militar em Pearl Harbor, no Havaí.

Os comentários do secretário americano de Defesa vieram uma semana após a Marinha americana enviar um avião P-8 de reconhecimento para filmar a construção de ilhas artificiais chinesas nas disputadas Ilhas Spratly, no mar da China Meridional. Durante o voo, a rádio da Marinha chinesa alertou constantemente o avião para deixar a região. Membros do governo americano dizem que, desde o início do ano, a China adicionou 800 hectares a cinco postos de controle nas Ilhas Spratly, incluindo 600 hectares.

Vídeos feitos pelo P-8 mostram navios chineses de dragagem transformando recifes em ilhas e portos. A divulgação das imagens irritou o governo de Pequim, que reivindica o arquipélago. As Spratly também são reivindicadas por vários outros países, como Vietnã, Filipinas e Malásia.

Fonte: O Globo

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016