Russa Gazprom construirá novo gasoduto para Alemanha junto com E.ON, Shell e OMV
- Detalhes
- 18/06/15
A gigante de gás russa Gazprom fechou acordo para construir um novo gasoduto para a Alemanha sob o Mar Báltico junto a um trio de empresas de energia ocidentais, aproximando a Europa da área de influência energética de Moscou.
A empresa russa tenta encontrar novas formas de fornecer gás para a Europa contornando a Ucrânia, atualmente envolvida em conflitos.
"Desde o comissionamento do gasoduto Nord Stream, a Gazprom tem estudado uma potencial extensão dessa rota de exportação. Vamos agora implementar esse projeto junto com nossos parceiros, disse o CEO da Gazprom, Alexei Miller, em comunicado. As parceiras da Gazprom no gasoduto Nord Stream, uma importante artéria de fornecimento de gás para a Europa Ocidental, são a alemã E.ON, a anglo-holandesa Shell e a austríaca OMV.
A Gazprom teria 51 por cento no projeto de construção dos estágios 3 e 4 do Nord Stream, com capacidade de 55 bilhões de metros cúbicos por ano, disse o porta-voz da Gazprom, Sergei Kupriyanov, durante fórum econômico internacional em São Petesburgo.
Embora o relacionamento da Gazprom com a Comissão Europeia tenha azedado devido ao envolvimento da Rússia na crise ucraniana, o que poderia dificultar a aprovação de gasodutos que aumentem a dependência europeia da energia russa, a alemã E.ON defendeu em comunicado que a expansão do Nord Stream é o meio mais eficiente e barato de garantir a segurança energética da região.
Fonte: Reuters