FIDA investe US$ 2,7 mi em nova fase de programa de agricultura familiar na América Latina

Imprimir

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) lançou, essa semana, a quinta fase do programa FIDA-Mercosul, confirmando seu compromisso com a promoção de políticas a favor da agricultura familiar na América Latina e Caribe.

A nova fase vai até 2018 e tem um orçamento previsto de 2,7 milhões de dólares. O valor será gestionada pelo think tank Centro Latino-americano de Economia Humana (CLAEH). "Os agricultores familiares alimentam a grande parte da humanidade. É crucial apoiá-los se queremos alcançar a segurança alimentária e acabar com a pobreza rural", disse Joaquín Lozano, diretor do FIDA para América Latina e Caribe. Segundo os dados, em 2013, os agricultores familiares produziram 56% dos alimentos do mundo e criaram empregos para milhões de pessoas. Apenas nos países do Mercosul, sete milhões de chácaras familiares deram emprego para mais de 30 milhões de pessoas. "Nos últimos anos, os governos do Mercosul avançaram muito no apoio à agricultura familiar", afirmou Lozano. "Mas há que fazer muito mais, não apenas nos países do Mercosul, mas sim em toda a América Latina", acrescentou.

Desde a fundação do FIDA-Mercosul, em 2000, os países do Mercosul colocaram em prática programas de apoio financeiro à agricultura familiar, incluindo programas de compras públicas da produção de chácaras familiares, e plataformas de diálogo sobre políticas estabelecidas onde os agricultores familiares têm voz.

O objetivo da nova fase do FIDA-MERCOSUR é aprofundar estas e outras medidas a favor da agricultura familiar e ampliá-las para o resto do continente, fortalecendo os encontros nacionais da Reunião Especializada de Agricultura Familiar (REAF) nos países fundadores do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e apoiando a agenda da REAF nos novos estados membros e associados (Venezuela, Bolívia, Equador e Chile), assim como em outros países interessados na experiência (Colômbia, República Dominicana e Peru).

"Há 15 anos poucas pessoas na região eram conscientes da importância da agricultura familiar", disse Paolo Silveri, gerente do Programa do FIDA para o Brasil. "Hoje é evidente que a agricultura familiar não é apenas uma questão de subsistência, mas sim uma ferramenta de grande alcance econômico e social", acrescentou.

Fonte: EA

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016