Indonésia estabelece piso nacional para soja para proteger produtores
- Detalhes
- 24/05/13
A Indonésia deve impor um piso para o preço dos grãos de soja comprados no mercado doméstico pelas tradings a fim de proteger os produtores, enquanto ajusta os preços cobrados pelas tradings a alguns compradores da oleaginosa em uma tentativa de conter uma possível inflação dos alimentos.
O vice-ministro do Comércio do país também disse nesta sexta-feira que as cotas de importação de carne bovina do país iriam aumentar.
Apesar de não ser provável que as medidas tenham um grande impacto sobre os mercados internacionais de soja e carne bovina, elas ressaltam as preocupações dos investidores sobre o controle cada vez maior exercido pelo governo indonésio sobre os mercados de alimentos no país enquanto se esforça para equilibrar os interesses de agricultores e consumidores.
O governo tem sido criticado por parceiros comerciais internacionais por muitas vezes utilizar as tarifas ou cotas de importação para proteger a agricultura nacional.
A Indonésia, um país de 240 milhões que atende 70 por cento de suas necessidades anuais de soja através de importações, agora associa as importações da oleagionosa dos traders ao volume da oleaginosa comprada no mercado doméstico.
Fonte: Reuters