Bancos suíços se preparam para divulgar dados de clientes
- Detalhes
- 31/05/13
A cultura de discrição defendida pelos bancos da Suíça está sendo ameaçada à medida que algumas dessas instituições financeiras se preparam para entregar dados para uma operação dos Estados Unidos contra evasão fiscal. O governo suíço está tentando aprovar uma lei que permitiria aos bancos divulgar informações sobre seus clientes, ajudando 13 bancos que enfrentam investigações formais a evitar processos criminais, incluindo o Credit Suisse e o Julius Baer.
A investigação está centrada nos 13 bancos suíços suspeitos de cumplicidade na evasão fiscal por cidadãos norte-americanos, mas especialistas do setor dizem que cerca de 80 instituições financeiras podem enfrentar acusações.
Isto sugeriria que é necessária uma resposta da indústria para assegurar que os players menores não entrem em colapso sob multas onerosas dos EUA ou sentenças penais.
No início, a tática da indústria foi fechar acordos individuais com as autoridades norte-americanas, mas isso tornou-se menos sustentável quando a investigação levou a um crescente número de bancos, incluindo o braço suíço do banco britânico HSBC, o Pictet, em Genebra, e bancos menores.
Fonte: Reuters