Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recua na América Latina
- Detalhes
- 18/06/13
A última edição do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que capta a percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual e futura em seus lares e países, revela que, em maio, quase todos os países da América Latina apresentaram declínio na confiança.
Aplicado pela GfK, o estudo ocorre mensalmente na Europa (Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e França) e Latam (Chile, México, Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá e Peru). Questões como percepção dos consumidores sobre situação econômica do seu lar e do país, desemprego, e poupança X gastos, são levantadas junto aos entrevistados. Enquanto na América Latina houve queda, na Europa, apesar da recessão, alguns países vêm mantendo a tendência ascendente verificada nos últimos meses, especialmente na Alemanha, onde as condições gerais são positivas e o desemprego é baixo. Até em países onde o cenário é de crise, como a Itália, os consumidores parecem estar recuperando a confiança.
Ainda de acordo com o levantamento da GfK, na Espanha, apesar de uma queda em maio, os níveis nos últimos meses atingiram patamares mais elevados, mostrando uma recuperação do nível de confiança do consumidor.
Fonte: Jornal do Brasil