Japão e UE retomam negociações sobre acordo comercial
- Detalhes
- 24/06/13
O Japão e a União Europeia (UE) retomaram hoje (24), em Tóquio, as negociações para a assinatura de um acordo de livre comércio, naquela que figura como a segunda ronda de conversações depois da realizada, em meados de abril, em Bruxelas.
Após um primeiro encontro, que serviu para estabelecer os procedimentos iniciais, espera-se que os dois blocos discutam, na capital nipónica, a partir de hoje e até ao próximo dia 3 de julho, a eliminação de barreiras, a fim de promover o crescimento e o comércio, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.
Neste sentido, a segunda ronda centrar-se-á no debate de temas como o comércio de bens e serviços, investimento e propriedade intelectual. O Japão é o sétimo maior parceiro comercial da UE, enquanto o bloco europeu é o terceiro do país asiático. De acordo com a Comissão Europeia, o acordo pode aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) europeu em um por cento e elevar em cerca de um terço as exportações para o Japão.
No que respeita ao emprego, o acordo pode gerar 400 mil novos postos de trabalho, segundo Bruxelas.
A negociação bilateral também faz parte da estratégia do Japão de garantir uma nova fonte de crescimento através do aumento da percentagem - dos atuais 19 até 70% - das transações com parceiros com os quais assinou um tratado de livre comércio.
Neste sentido, Tóquio encontra-se em negociações para a assinatura de um tratado de livre comércio trilateral - com a Coreia do Sul e com a China - e recebeu recentemente luz verde para participar das conversações do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), atualmente formado por 11 países da região, incluindo EUA.
Fonte: Oje