EUA, Uruguai e Rússia: Últimas das importações de trigo no Brasil
- Detalhes
- 01/07/13
Importações brasileiras de trigo seguem focadas nas compras no trigo americano, porém o fim da TEC em final de julho já impõe maiores custos aos compradores.
Balanço do governo americano divulgado no final da última semana, com dados consolidados até 20/07 mostram que tem se intensificado o ritmo de compras de trigo americano por parte dos moinhos brasileiros. Na semana de 13 a 20/07 foram compradas 119,3 mil toneladas, somente de trigo hard, aquele de qualidade panificável. Foram consultados traders atuantes no setor tritícola nacional e para muitos a semana de 13 a 20/07 foi a última com alguma chance de recebimento antes do final da isenção da TEC (Tarifa externa comum) de 10%.
A dificuldade para encontrar navios; ter espaço para atracar em portos brasileiros e mais a duração da própria viagem de navio dos Estados Unidos ao Brasil, inviabilizarão a chegada das compras realizadas a partir de então antes de 31 de julho. Até então, desde o início do ano safra americano foram compradas 805 mil toneladas.
Traders consultadas na última semana já reportam interesse e consultas de moinhos quanto ao trigo russo no segundo semestre do ano, bem como, a possibilidade futura de compras de trigo uruguaio, desde que segregado, já que no ano passado aquele país teve forte incidência de giberela. Moinhos argentinos também devem concorrer com os brasileiros por este produto no curto prazo.
Fonte: AF News