Governo nega veto a missão da ONU no Brasil
- Detalhes
- 05/07/13
O Itamaraty divulgou nota nesta sexta-feira (5) em que nega ter impedido a vinda de missão das Nações Unidas ao país. A intenção da ONU nessa viagem é avaliar as condições de acesso à água e saneamento em território nacional. De acordo com o ministério, foi pedido apenas um adiamento da data da missão.
Texto publicado hoje afirma que o veto à viagem foi uma decisão do Palácio do Planalto e que a intenção do governo é evitar a exposição de um problema social num período de manifestações populares em todo o país. "O governo apenas explicou que, por motivos imprevistos, a missão não poderia mais ocorrer", afirmou ao jornal, Catarina de Albuquerque, relatora da ONU para o Direito à Água e Saneamento.
Por meio de nota, o Itamaraty informou que "a visita ao Brasil da Relatora Especial da ONU sobre o Direito Humano à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, inicialmente prevista para o período de 9 a 19 de julho, foi adiada --e não cancelada-- para que pudessem ser dadas à relatora as melhores condições possíveis para a realização de sua missão".
"O Governo brasileiro proporá período para a realização da missão o mais prontamente possível, de modo que possa ocorrer ainda neste segundo semestre de 2013", completa a nota.
Fonte: Folha de São Paulo