China e Suíça fecham acordo de comércio livre
- Detalhes
- 09/07/13
A China e a Suíça assinaram um acordo de comércio livre, o primeiro do género entre Pequim e um país da Europa continental, que irá eliminar ou reduzir as taxas sobre mais de 95% das transações bilaterais, avança a imprensa internacional.
Descrito como "histórico", o acordo foi assinado em Pequim pelo ministro chinês do Comercio, Gao Hucheng, e o ministro suíço da Economia, Johannn Schneider-Ammann.
"É o mais global acordo do género jamais assinado pela China", realçou o ministro chinês, e foi negociado ao longo de dois anos e meio.
Depois de ratificado pelo parlamento suíço, o que deverá ocorreu no segundo semestre de 2014, o acordo irá permitirá "duplicar o comércio entre os dois países e o investimento direto mutuo", indicou Schneider-Ammann, citado pelo jornal Global Times.
A China já tem um acordo de comércio livre com a Islândia, assinado em abril, mas este é o primeiro com um país do continente europeu.
No âmbito do novo acordo, 99,7% das taxas às importações chinesas e 84,2% das exportações suíças para a China país serão eliminadas, e haverá ainda redução de tarifas em alguns produtos, precisou o jornal China Daily.
Fonte: Oje