Para frear importações, Índia eleva tarifa de importação de açúcar

Imprimir

A Índia elevou de 10% para 15% a tarifa de importação de açúcar a fim de conter o aumento das importações. Os preços internacionais da commodity são os mais baixos em três anos, resultado dos seguidos excedentes globais de produção nos últimos anos.

Desde o início do atual ano-safra, em outubro de 2012, as usinas indianas importaram 700 mil toneladas de açúcar, o que não acontecia havia dois anos, segundo a Associação Indiana das Usinas de Açúcar. Os preços do açúcar no mercado interno indiano oscilam em torno de 32 mil rúpias (US$ 524,5 por tonelada), ou 17 centavos de dólar por libra-peso. Na bolsa de Nova York, a libra-peso é negociada na faixa de 16 centavos.

Segundo Gautam Goel, diretor-gerente da Dhampur Sugar Mills Limited, a indústria não pode vender seus abundantes estoques de açúcar aos preços de mercado porque paga um preço fixo, regulado pelo governo, pela cana-de-açúcar. No atual ano-safra, o preço da cana-de-açúcar ao agricultor indiano subiu 17%. Outro aumento de 24% já está programado para o próximo exercício.

Ainda assim, algumas usinas começaram a vender açúcar abaixo do preço de custo para competir com as importações de países como Tailândia e Brasil. A expectativa é que a Índia produza 25 milhões de toneladas de açúcar na atual temporada, 3 milhões acima do que o mercado interno deve absorver.

A Associação Indiana das Usinas de Açúcar quer que as taxas de importação subam ainda mais, para uma faixa entre 30% e 40%, para interromper completamente as importações.

A Índia era um importante exportar de açúcar até o ano passado, enquanto os preços internacionais da commodity se mantinham acima dos praticados no mercado doméstico, mas os volumes embarcados caíram a níveis irrelevantes neste ano, como consequência da grande safra brasileira e dos preços baixos.

Fonte: Brasilagro

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016