Turismo do Estado de Pernambuco

Imprimir

Localizado no centro-leste da região Nordeste, Pernambuco tem como limites os estados da Paraíba (N), do Ceará (NO), de Alagoas (SE), da Bahia (S) e do Piauí (O), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 98.311 km² (pouco menor que a Coréia do Sul). Sua capital é a cidade do Recife.

A origem do nome Pernambuco é controversa, alguns estudiosos afirmam que era a denominação nas línguas indígenas locais da época do descobrimento para o pau-brasil. A mais aceita no entanto é que o nome vem do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta", uma vez que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.

Os municípios mais populosos são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Igarassu.

O Estado tem diversas bibliotecas e museus, como o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geografico de Pernambuco.

Tradições populares como a Chegança, o Reisado, os Pastoris e o Bumba-meu-Boi, no Natal, forma o folclore do território.

Seu artesanato é composto de barro (cerâmica), madeira-imagens de santos, talhas, palha-cestas, esteiras, bonecas de pano papel. Caruaru, cidade onde se encontra a famosa feira de artesanato, tem um dos mais importantes ceramistas nordestino: Mestre Vitalino.

Considerado o terceiro pólo gastronomico dos país, sua culinária conta com pratos típicos como a carne do sol com feijão-de-corda ou com macaxeira, o jaba com jerimum (carne seca com abóbora), entre outros.

No Recife, o Galo da Madrugada é o maior bloco carnavalesco do mundo, e que em 1995 foi registrado no Guiness Book, por ter reunido um número de pessoas quase igual à população da cidade. Possui também a igreja católica mais antiga do Brasil, construída em 1535, localizada em Igarassu.

O litoral do estado de Pernambuco tem cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados.

O litoral sul do estado, que têm cerca de 110 km de praias, é famoso por diversas praias conhecidas nacional e internacionalmente, como Porto de Galinhas.

Além das praias, possui o arquipélago de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade, e suas 16 praias. Faz divisa ao norte com a Paraíba e ao sul com Alagoas.

O estado administra a ilha, que é a maior das vinte e uma que formam o arquipélago de mesmo nome. Em um cenário único formado por ilhotas rochosas, estão algumas das praias mais bonitas do Brasil. A beleza natural de Noronha é tão incrível, que a palavra mais usada pelos visitantes para defini-la é: paraíso.

A ilha também é considerada o melhor lugar para à prática de Surf de todo o Brasil, e é lá que ocorrem os principais campeonatos da modalidade no Brasil.

Fernando de Noronha é também uma importante reserva ambiental preservada sob a forma de Parque Nacional Marinho. Em 2001, a UNESCO lhe concedeu o titulo de Patrimônio Mundial Natural. A fauna e a flora são rigorosamente protegidas, com projetos como o Tamar, de proteção às tartarugas marinhas e aos golfinhos-rotadores.

Turistas de todo o país se hospedam nos luxuosos hotéis e resorts do litoral. Que conta também com importantes pólos industriais, principalmente petroquímicos, e o porto de Suape, de importância nacional.

 

 

 

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016