Marta anuncia pacote de R$ 70 mi para Biblioteca Nacional e quer acelerar obras
Fonte: Jornal do Brasil
Em sua primeira agenda oficial como ministra da Cultura no Rio, Marta Suplicy foi conhecer, ontem (27/09) a situação da Biblioteca Nacional (BN), na Cinelândia. A instituição convive com problemas graves de infraestrutura, que colocam em risco seu enorme acervo de livros, periódicos e obras de arte. Após se encontrar com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, ea ministra anunciou investimentos da ordem de R$ 70 milhões para a BN.
"São verbas para recuperação da biblioteca, que já fez algumas reformas básicas no que era mais necessário para impedir qualquer catástrofe", explicou.
Entre as melhorias prometidas, estão reformas no telhado e na claraboia do prédio centenário, troca dos elevadores dos armazens, recuperação da fachada e reestrutração dos sistemas elétrico e hidráulico, com a reativação do ar-condicionado.
Parte das verbas já estava disponíveis e alguns procedimentos já começaram. Marta prometeu também reavaliar o prazo para o fim das reformas, previsto para 2015. Ela considerou o prazo longo e prometeu trabalhar para que a obra acabe antes:
"Não é problema de recurso, é de execução dentro do prédio. Achei o prazo, até 2015, um pouco longo, fiquei de dar uma olhada para ver se consigo encurtar. Não conheço a parte burocrática, vou ver se isso realmente faz sentido ou se tem a possibilidade de ser mais rápido, porque acho um pouco longo esse prazo", prometeu.