Lucro da Vale tomba 84% no 2º trimestre com câmbio e China

Pressionado pela escalada do dólar, a queda de preço do minério de ferro e a desaceleração da economia chinesa, o lucro líquido da Vale caiu para R$ 832 milhões no segundo trimestre do ano, um tombo de 84,3% em comparação ao mesmo período do ano passado (R$ 5,321 bilhões) e de 86,6% em relação ao primeiro trimestre de 2013 (R$ 6,201 bilhões).

O número ficou muito abaixo das projeções dos analistas do mercado, que previam lucro próximo de R$ 6 bilhões. Foi o pior resultado da mineradora desde o quarto trimestre de 2012, quando a companhia teve prejuízo de R$ 5,6 bilhões.

Como o resultado foi divulgado após o fechamento dos mercados, as ações da Vale foram influenciadas no after-market - horário de negociação após o pregão regular -, onde recuaram 5,27%, em Nova York, cotadas a US$ 13,29, depois de terem subido 2,04% no horário normal.

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Cosan reduz estimativa de investimento para 2013 em R$150 mi

A empresa de energia e infraestrutura Cosan reduziu sua estimativa de investimento (Capex) para 2013 em 150 milhões de reais, para de 2,95 a 3,2 bilhões de reais, com menores recursos sendo destinados à unidade Raízen Energia, que opera no setor de produção de açúcar, etanol e eletricidade.

"Estamos falando do capex que não é o capex de manutenção, até porque estamos revendo projetos que não necessariamente saíram do nosso portfólio, mas que eventualmente vão ser postergados", disse nesta quinta-feira o vice-presidente de Finanças e diretor de Relações com Investidores da empresa, Marcelo Martins, sem dar detalhes sobre os projetos que podem ser adiados.

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Brasil precisa de dez anos para atender projeto para biodiesel

A indústria nacional de biodiesel já tem capacidade para ofertar mais do que os 5% estabelecidos por lei como limite para a mistura com o óleo diesel, mas ainda precisaria de mais dez anos, e com matéria-prima suficiente, para conseguir atender à exigência de 15%, como pretende estabelecer um novo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

"Considerando um horizonte de dez anos e havendo disponibilidade de óleos vegetais e gorduras animais para a produção de biodiesel, níveis próximos ao citado [no projeto] poderiam ser atingidos", explicou ao DCI o assessor econômico da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Leonardo Zilio.

O Brasil tem capacidade instalada para produzir até 7 bilhões de litros de biodiesel, o que, segundo Zilio, já atenderia a uma exigência legal de até 12,5% de mistura do combustível vegetal dentro do diesel comum. Porém, a produção anual de biodiesel soma 2,8 bilhões de litros, ou 5% do volume de diesel B consumido no mercado interno.

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Licitação da ferrovia entre MT e GO deve sair em dezembro

A audiência pública sobre a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai ligar Mato Grosso a Goiás - será realizada no dia 14 de agosto, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

A aprovação do projeto pela população em audiência pública é a última etapa antes do lançamento da licitação da obra.

De acordo com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, o leilão do trecho de 1.065 quilômetros, entre Goiás e Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), deve ocorrer em dezembro.

  
     Fonte: Secom-MT

O investimento estimado é de R$ 6,6 bilhões, ou cerca de R$ 6,2 milhões por quilômetro da estrada de ferro. O traçado inclui a construção de pontes, viadutos e pátios de cruzamentos.

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Portos: 36 se apresentam

As autorizações para construir e reformar 50 portos privados, anunciados há um mês pelo governo, receberam a confirmação de 36 das empresas interessadas, além da inclusão de mais seis, que querem disputar essas licenças ou apresentar outras em paralelo.

O pacote completo, o primeiro dentro da nova Lei dos Portos (12.815/2013), prevê investimentos de R$ 11 bilhões, sem contar o R$ 1,5 bilhão que podem ser acrescentados com as propostas adicionais.

Caso não exista problemas nas documentações técnicas apresentadas, referentes à localização, posse do terreno e garantias ambientais, os contratos válidos por 25 anos podem ser assinados em 45 dias, incluindo o trâmite na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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