Produtoras brasileiras ganham espaço no mercado internacional
Um grupo de produtoras brasileiras espera abrir espaço em emissoras de TV de vários países, durante o Mercado Internacional do Filme de Animação, aberto hoje (12/06) na cidade francesa de Annecy. A Belli Studio, a HGN Produções, a Lightstar Studios e a Playground têm a expectativa de fechar negócios para exibição de seus filmes e fazer parcerias com produtores de outros países.
A Belli Studio, instalada em Blumenau, Santa Catarina, levou o projeto da série Urso Bipolar destinada a crianças entre 6 e 10 anos. Produtora executiva da empresa, Aline Belli disse à Agência Brasil que duas TVs estão interessadas e uma distribuidora negocia a pré-venda na Europa.
Festival Filmambiente é aberto hoje no Rio
As mais recentes produções cinematográficas nacionais e internacionais que tratam, direta ou indiretamente, de questões ligadas à preservação do planeta podem ser vistas no 3º Filmambiente – Festival Internacional de Audiovisual Ambiental, que vai de hoje (30) até 5 de setembro no Rio de Janeiro. São 68 filmes, de longa e curta-metragens, distribuídos entre uma mostra competitiva e cinco paralelas, abrangendo os gêneros documentário, ficção e animação.
Todas as sessões têm entrada franca e ocorrem em quatro espaços culturais da cidade: Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo (onde serão exibidos os filmes da mostra competitiva); Instituto Moreira Salles, na Gávea; Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, e Instituto Italiano de Cultura, no Centro. Além disto, haverá sessões de cunho social, em parceria com a Prefeitura do Rio, na Arena Cultural Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste, e na Nave do Conhecimento, no Parque Ecológico de Madureira, na zona norte.
O tema central desta edição do Filmambiente aborda o uso de agrotóxicos na produção de alimentos. O assunto será destacado em uma das mostras paralelas, na qual nove documentários tratam das soluções já encontradas para melhorar a alimentação humana e também da continuidade do uso de produtos tóxicos na agropecuária.
Com 12 documentários e 21 curtas-metragens, a mostra competitiva exibirá em sua sessão de abertura hoje, às 21h, no Espaço Itaú de Cinema, o filme Caçadores de Fruta, produção canadense dirigida por Yung Chang, que estará presente. O documentário conta a história de aventureiros que percorrem diversos lugares do mundo com a esperança de localizar e interferir antes que frutas sejam pasteurizadas pela industrialização.
"Os filmes tratam de forma ampla da questão ambiental, que hoje também abrange o desenvolvimento sustentável e a questão da pobreza. São muitas as questões, que vão além dos problemas especificamente ambientais", disse a diretora e idealizadora do festival, Suzana Amado.
Segundo Suzana, um exemplo dessa diversidade é o filme de encerramento do festival. Os Meninos de Kinshasa, produção belga com direção de Mark-Henri Wajnberg, é um filme de ficção sobre crianças de rua da cidade africana, capital do Congo, que formam uma banda para escapar do estigma de que são alvo.
"Tanto na competição como das mostras paralelas, temos filmes apresentados recentemente em festivais internacionais de prestígio, como os de Veneza, Toronto e Nova York", disse a diretora do evento. O Filmambiente faz parte do Green Film Network, associação de festivais internacionais ambientais que conta com 19 eventos do gênero espalhados pelo mundo.
Os filmes da mostra competitiva concorrem aos prêmios do júri popular de melhor filme e do júri oficial de melhor documentário, melhor curta-metragem e ao prêmio de relevância jornalística, concedido pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
Fonte: Agência Brasil
Primeiro dia da Bienal Internacional do Livro é marcado por demandas sobre direito autoral
As preocupações do setor editorial com a nova lei do direito autoral de obras literárias em tempos de convergência digital foram destacadas na abertura da 16º Bienal Internacional do Livro, ontem (29), na capital fluminense. Na presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, a presidenta do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sonia Jardim, reivindicou que a nova lei dos direitos autorais proteja o direito do autor de ser remunerado por seu trabalho, não permitindo a cópia integral ou de grandes trechos do livro, seja ele impresso ou digital.
"Precisamos que a legislação preserve o direito do autor de não ter sua obra copiada sem remuneração, sob pena de desincentivo à produção intelectual brasileira. A alteração da Lei do Livro, incorporando o livro digital na definição de livro é também uma questão urgente a ser resolvida. A legislação precisa acompanhar a evolução tecnológica", disse."Da mesma forma, é necessário que os provedores de internet continuem sendo obrigados a acatar notificações extrajudiciais e retirar do ar links que não remunerem o autor", completou
Sonia declarou ainda que o cenário de perdas por cópias pouco se alterou desde de 1983, ano em que a bienal foi criada. "Ao contrário, agora a ameaça se torna ainda maior por conta das facilidades que a tecnologia proporciona", disse. "A Justiça brasileira não tem agilidade necessária para coibir a pirataria na internet", ressaltou.
A ministra Marta Suplicy disse que o ministério não está de olhos fechados para a internet e que tem tomado medidas para garantir o direito autoral na web. "A internet existe, mas o autor tem que poder viver do que cria. Esta clareza, esta visão é o que levamos para o projeto de direito autoral que já está na Casa Civil, que está em estudos, para ser levado para a presidenta da República", disse Marta. "Isto tem que ser visto com seriedade e com um pé no século 21", completou.
Fonte: Agência Brasil
Brasil conquista 107 Leões no festival de publicidade de Cannes
O Brasil conquistou um total de 107 Leões na edição 2014 do festival de publicidade de Cannes, encerrado na noite de sábado (21), incluindo 1 Grand Prix (prêmio máximo), na categoria Mobile, 15 ouros, 31 pratas, 58 bronzes, um "Creative Effectiveness" (criatividade efetiva) e um "Innovation Lions" (inovação).
O número ficou abaixo do recorde de 115 Leões conquistados na edição de 2013. O Brasil inscreveu 3.321 trabalhos no Festival Internacional de Criatividade de 2014 ante um total de 3.473 em 2013.
No último dia de premiações, os prêmios de destaque para o Brasil foram os 2 ouros faturados pela agência AlmapBBDO pelo filme "Os Últimos Desejos da Kombi" na categoria Branded Content & Entertainment, que reconhece a criatividade em conteúdo de marca e entretenimento.